Cachorro pode Comer Laranja? 4 Cuidados + Acidez

Quando falamos sobre as frutas cítricas, logo pensamos na acidez contida nelas, não é verdade? Porém, ao contrário do que muitos imaginam, grande parte delas podem sim, ser oferecidas aos nossos cães!

Conforme descreve o artigo do cachorro verde a respeito das frutas cítricas:

“Cães saudáveis possuem um pH gástrico incrivelmente ácido que tira de letra a digestão de frutas ácidas.”

Dito isso, confira abaixo: Cachorro pode comer laranja?

- Links Patrocinados -
Cachorro pode Comer Laranja? 4 Cuidados + Acidez

Nosso conteúdo não deve substituir em hipótese alguma, a orientação de um médico veterinário. Lembre-se que a maior parte das recomendações citadas aqui neste post, são feitas para os CÃES SAUDÁVEIS!

CACHORRO PODE COMER LARANJA?

Desde que seja saudável, sim, cachorro pode comer laranja! Agora, para oferecê-las com segurança, é recomendado retirar a casca, as sementes, o caule, as folhas e claro, sempre com moderação.

Benefícios da laranja para os cães


Dentre os benefícios das Laranjas para os cães, podemos destacar em especial o cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e as fibras!

E claro, a vitamina C

No entanto, diferentemente de nós, os cães(saudáveis) por si só, conseguem produzir esta vitamina em seu organismo! Portanto, não há necessidade de suplementos “extras” para adquiri-la.

Claro, a menos que esta, seja uma recomendação de um especialista! Lembre-se que a intenção deste post, não é substituir a orientação destes profissionais!

- Links Patrocinados -

Laranja para o cachorro, os principais riscos e cuidados!

Agora, embora pareça ser benéfico oferecer laranja para os cães, é importante ressaltar que elas podem se tornar extremamente prejudiciais!

Principalmente se forem oferecidas sem um “certo cuidado”… Por isso, separamos os 04 principais riscos da laranja (e como oferecê-las de forma mais segura).

Confira:

- Links Patrocinados -

01 – Como oferecê-las de forma “mais segura”?

Para oferecê-las com segurança, aconselhamos você retirar:

– As sementes;
– O caule;
As folhas;
Toda “parte branca” da laranja;

Ou seja, ofereça apenas a parte da “carne” desta fruta!

01.1 – Por que o cachorro não pode comer laranja com a casca?

Assim como a casca da banana, a da laranja deve ser evitada pelo seguinte motivo…

– Ele é considerada um alimento indigesto.

Ou seja, isso significa que elas podem causar obstruções no sistema digestivo, gerando assim, alguns problemas intestinais aos cães.

Portanto, é necessário ter um certo cuidado, principalmente se você tiver pés de laranjas em seu quintal! Evitando que o seu cão, coma as laranjas “por interino”.


01.2 – Pode dar bagaço de laranja para cachorro?

- Links Patrocinados -

Não recomendamos oferecê-las também. Assim como as cascas, elas podem causar problemas intestinais ao seu cão, devido à quantidade de fibras presentes…

Então, evite oferecê-las também!


01.3 – Cachorro pode comer sorvetes, sucos ou derivados da laranja?

Evite oferecer alimentos derivados/industrializados que possam conter ingredientes além das laranjas…

Podemos citar como exemplo: Os sucos e o sorvete!

Isso por que, além da dificuldade de administrar a “quantidade mínima” recomendada, nestes derivados, podem conter substâncias prejudiciais à saúde deles.

(Citando como exemplo, nos dois alimentos acima, contém açúcar e conservantes). Portanto, dê preferência à fruta natural.

02 – Cuidado com a quantidade oferecida!

Ao passo que devemos tomar cuidado com o modo de preparo das laranjas, devemos controlar a quantidade oferecida à eles também!

Como na maioria dos alimentos, o consumo excessivo pode causar problemas sérios à saúde do seu cachorro.

No caso específico das laranjas, os sintomas podem variar desde um simples mal-estar, até dores estomacais mais fortes. Principalmente nos casos dos cães menores, onde em sua maioria, tendem a ter um estômago um pouco mais sensível.

Além disso, podem correr sérios riscos de desenvolverem doenças mais graves como a diabete, gastrite e a obesidade. Por isso, não exagere nas porções oferecidas a eles!

02.1 – Quantidade recomendada

A quantidade recomendada é de 2 à 3 gomos da laranja por dia! Corte-as em pedaços pequenos e evite que o seu cachorro se engasgue acidentalmente.

03 – Filhote de cachorro pode comer laranja?

Se tratando dos filhotes de cachorro, é preciso ter um pouco mais de cautela. Em geral, eles necessitam de uma dieta diferenciada, apropriada para o seu crescimento/desenvolvimento!

Portanto, é recomendado consultar um especialista na área antes de incluir qualquer tipo de alimento à dieta dele.

04 – Quando a laranja pode fazer mal aos cachorros?

As laranjas podem fazer mal no caso de cães com algum tipo de doença… Podemos citar como exemplo, a diabete, obesidade ou problemas gastrointestinais.

Isso porque, geralmente, estes cães necessitam de uma dieta controlada e específica de acordo com o seu quadro de saúde.

Por isso, assim como no caso dos filhotes, é recomendado pedir a opinião de um especialista antes de incluí-las na dieta destes cães!

4.1 – Alérgicos

Agora, além dos casos mencionados acima, existem casos de cães que possuem alergias ou intolerância à certos tipos de alimentos.

Por isso, caso note algum sintoma anormal nele, principalmente após o consumo dessa fruta, suspenda-o imediatamente e procure a orientação de um médico veterinário imediatamente.

Webstories – Cuidadospet

Cachorro pode comer laranja? Conclusão!

Vamos à conclusão deste artigo:

Cachorro pode comer laranja? Desde que saudável, sim, o cachorro pode comer laranja! Além dos benefícios presentes, as laranjas podem ser um ótimo petisco natural para eles.

No entanto, devido ao açúcar, fibras e a acidez, elas devem ser oferecidas sempre com moderação, e de preferência, sem as folhas, caule, cascas, e as sementes para evitar problemas como a diabete, diarreia, dores estomacais, por exemplo…

Além disso, é importante lembrar que as necessidades nutricionais, podem variar muito de cachorro para cachorro! Ou seja, o que é bom para alguns, para outros, pode não ser tão bom assim…

Por isso, em caso de dúvidas, é recomendado consultar um especialista na área antes de incluí-las na dieta do seu cachorro!

Não se esqueça que este post, não tem a intenção de substituir a orientação de um especialista!


Por fim, gostaríamos de saber, o que você achou do nosso artigo? Escreva nos comentários e deixando a sua avaliação (Ela é muito importante para nós)!

Até a próximo artigo e um forte abraço.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *