Treinamento cachorro: Petiscos
Petisco para o adestramento – A comida pode desempenhar um papel tão importante na vida de um cão, ela está ligada diretamente à sobrevivência dele. Por isso muitos tutores optam em utilizá-las para despertar um desejo neles.
O que usar como petiscos
Essa pode variar, gostos e necessidades podem ser diferentes de cachorro para cachorro. Por isso, uma solução boa para escolher um bom petisco é perguntar à um especialista.
Ele pode te orientar sobre os alimentos ideais para o seu cão! Ou faça um pesquisa, exitem alimentos “seguros” que podem ser oferecidos para a maioria dos cães.
- Cuidados
Ao optar pelos petiscos, é muito importante que você não desbalanceie a dieta e/ou não prejudique a saúde do seu cão.
Petisco para o adestramento, qual a melhor opção
R: Ração!
Levando em conta que ele irá comer a ração todo dia, por que não utilizá-las para o treinamento dele?
Ela tende ser a melhor opção, tanto pela questão de segurança por ele já estar “acostumado” com ela, quanto por ele já estar condicionado a ser estimulado em recebê-las.
Benefícios de utilizar a ração como petisco para o adestramento
- Uma ótima ocasião para ensiná-lo à executar uma ação para “adquirirem o direito” de comer, (pelo menos queremos que ele pense nisso.)
- Reforça a “sua autororiadade” mostrando que você é o provedor da comida.
Em resumo: Utilize a ração do dia como o reforçador positivo. Faça ele realizar algo, trabalhar para ganhá-las.
Se tens dificuldade em oferecer ração ao seu cachorro, veja este artigo Como fazer cachorro: Voltar a comer ração
Dica ao oferecer a ração
- Ates de oferecer a comida diária do seu cachorro, faça ele executar algum comando, independentemente se estiver treinando ele ou não.
Um simples senta e espera já pode ajudar a ter um certo controle do cachorro e fixar a sua “*autoridade” como provedor da comida. - Não deixe a ração exposta o dia todo. Crie uma rotina e ofereça apenas nos horários específicos.
Por exemplo: Crie uma rotina de alimentá-lo 2 ou 3 vezes por dia nos horários e porções específicas, Em caso de dúvidas, consulte um veterinário para saber melhor sobre a nutrição diária necessária dele. - Evite ficar oferecendo “restos” de comidas ao cão… Ou o tal do “compartilhar” um pouco do que você está comendo com ele.
Ele pode desbalancear a dieta e a nutrição do seu cachorro. Além de retirar a possibilidade de treiná-los nos memontos da comida.
Podendo além de deixá-lo enjoado onde passará a comer apenas comidas de “gente” e não mais a ração.
*Quando falamos em autoridade, não falamos de um lado maligno da coisa. Mas na questão de respeito e obediência do cão.
Petisco para o adestramento
- Por que petiscos?
– Petisco para o adestramento são ótimos reforçadores positivos. Ou seja, ajudam a “gravar”, ou como o próprio nome diz, reforçar na mente do cão que “aquela” sequência produzida, traz à ele algo positivo.
Como dizem, “Todo comportamento reforçado positivamente, tendem a surgir novamente…”
– Além de ser considerada como um meio de comunicação com o cão, servindo como uma “ponte” para o aprendizado.Principalmente fase inicial da aprendizagem, um marcador positivo, reforçador para deixá-lo motivado e concentrado
- Momentos certos
A comida para o cachorro, tem um significado muito poderoso, está ligada diretamente a sua sobrevivência.
A habilidade do cão de encontrar e comer alimentos tem levado à sua sobrevivência ao longo dos anos. Nenhum cachorro precisa aprender a amar comida. É tudo 100% natural.
Portanto, com a comida desempenhando um papel tão importante na vida de um cão e com a alimentação tão facilmente disponível, por que diabos alguém não iria querer usar a comida para reforçar os comportamentos desejados?
Como dissemos, eles são marcadores por isso, muito cuidado no momento em que você oferecer o petisco à ele.
Para não acabar reforçando algum comportamento idesejado. Nã oreforce um comportamento indesejado,
Tenha visão, veja o que para você é certo e o que é errado.
- Como fazer?
Ele precisa estar literalmente com fome (Não é para deixar de alimentá-lo… Ele precisa estar com fome por causado horário, por estar na hora da comida) para que a ração seja algo importante..
Queremos despartar o intinto de sobrevivência dele para que o deseje dele pela ganhar ração seja grande.
Simplesmente é o seguinte… Se ele acertar, recompense-o se ele errar simplesmente não ofereça até que ele acerte.
Petisco para o adestrametno – retirando
Ficar “refém” dos petiscos para garantir que os cães obedeçam, pode signifcar que o seu treinamento está incompleto ou que, estamos fazendo algo errado.
Como dissemos, se treinados da meneira correta, os petiscos servirão apenas uma ponte para o aprendizado deles, um reforçador positivo.
Essa técnica pode ser chamada de reforço contínuo onde “pagaremos” os cães à cada comportamento correto.
O que queremos futuramente é torná-lo num reforço variável onde ele será “pago” de vez em quando…
01- “Enganar o cachorro”
Uma técnica muito boa que alguns adestradores utilizam é: “enganar” o cachorro…
Por exemplo, no caso do treinamento com petiscos queremos o cachorro se interrese pelo que temos em nossas mãos.
Claro, essa técinica pode variar de acordo com o treinamento, porém o que fazemos geralmente é, segurar o petisco não mão para ganhar a atenção do cachorro e fazê-lo executar algo a partir de um movimento específico.
Então, o que faremos é enganar o cachorro, literalmente! Fazendo-o achar que temos um petisco na mão. Um pequeno exemplo abaixo:
1- Esconderemos o petisco em um bolso
2- Pediremos para ele, realizar algum movimento (Como você geralmente faz, quando têm petisco na mão, mas agora a mão vazia).
3- Retiramos o petisco do bolso e “pagamos” ele
4- Novamente, pediremos pare ele realizar três movimentos, para ganhar o “pagamento”
O negócio é, diminur gradativamente a quantidade de pagamento, e aumentando os movimentos, deixando-o sempre na espectativa e na dúvida de quando vai ganhar algo.
- Petisco para o adestramento – Reforço variável
Como dissemos, faz parte do treinamento dos cães. Principalmente quando falamos de treinamentos com petiscos.
Como o próprio nome diz, é um reforço variável. Então, o cães sempre estará em alerta e ansioso para receber a comida, porém sem saber quando. Aumentando assim a persistência do cachorro.
Então, primeiros devemos deixar ele craque em realizar o “tal” movimento, para aí sim ir diminuindo gradativamente a quantidade de pagament os.
A partir dái, você poderá substituir o petisco por outros materiais que despertem atenção dele. Por exemplo os brinquedos, bolinhas e etc.
Importante
Independentemente da técnica, devemos sempredeixar o cachorro, motivado e interessado nos treinamentos. Caso contrário, qualquer outra coisa ao redor dele, pode sem um motivo para a distração.
Conclusão
Obrigado por Ler este artigo até o Final!!!
Para concluir, Nós Gostaríamos de Saber:
– O que achou do nosso Post? Faltou alguma informação?
Deixe nos comentários!
Sua Avaliação é muito Importante para Nós!
Nos vemos no Próximo Artigo…
-Um Forte abraço.