Qual melhor coleira para cachorro
Qual melhor coleira para cachorro? Como escolher?
Escolher uma coleira ideal para o seu cachorro pode ser uma tarefa difícil, visto a variedade disponíveis no mercado e pela preocupação com a segurança deles.
Por isso, separamos um guia mostrando a finilidade de cada produto, para te ajudar a escolher um modelo ideal para o seu pet!
Como escolher, qual a melhor coleira para o meu cachorro
Antes de falarmos de sobre a melhor coleira para cachorro, vamos a alguns pontos importantes…
Certifique-se da autenticidade do material! Ou seja, veja se a coleira que você está comprando é feita com materiais de qualidade.
Recomenda-se materiais com durabilidade boa, resistentes, confortáveis para não machucar o cão e dependendo do caso, antialérgicas.
Dica importante
– Sempre veja se a coleira está regulada corretamente antes de sair de casa, independentemente se ela foi ajustada a pouco tempo.
A segurança do seu cão deve vir em primeiro lugar, pois, não queremos que a coleira “rebente” durante os passeios, que ele escape do pescoço do cão ou que ela acabe enforcando o seu cão acidentalmente.
– Filhotes: Regule a coleira “regularmente” conforme o crescimento dele.
– Coleiras de treinamentos: Utilize-as apenas durante os treinamentos, após, retire-as. Para evitar acidentes.
Veja também: Como ensinar filhote a andar na coleira
Qual melhor coleira para cachorro – Coleiras
1. Coleira para cachorro tradicional
Essa é a mais “comum” digamos assim, existem variedades delas no mercado (estampas, cores, tamanhos…).
Ela não é recomendada para treinamentos e/ou passeios, claro, a menos que o seu cão seja educado e obediente.
Para que serve?
1- Utilizadas como um espécie de “backups” ou seja, suporte à coleira principal caso ela apresente algum problema.
2- Geralmente utilizadas com uma plaquinha de indetificação, caso o cão fuja de casa.
3- Possibilita ter um certo controle do cachorro.
Cuidados
1- Como dissemos, não recomendada para treinamentos. Principalmente nos casos de cães mais agitados!
Por nos casos de cães que têm costume de puxar a coleira durante os passeios, ela pode provocar uma pressão diretamente na traquéia dele, causando problemas graves.
Pontos a se observar
Um dos pontos mais “frágeis” dessas coleiras são os fechos. Por isso, escolha uma que seja bem resistente para evitar problemas no futuros.
2- Coleira cabresto ou Gentle Leader
Recomendada para cães de focinho comprido. Embora sua aparecencia possa assustar aglumas pessoas, se utilizadas da maneira correta pode se tornar uma grande aliada nos treinamentos.
Principalmente em cães “curiosos” durante os passeios. Ela trabalha como um espécie de barreira, deslocando o cachorro levemente para a esquerda ou a direita caso ele saia “do controle”.
Quando utilizá-las?
1- Indicada para cães ansiosos que puxam a coleira, tentam avançar (em pessoas e animais) ou medrosos.
2- Ter um controle maior, principalmente durante os passeios. Ajudando na direção e correção do cachorro.
Como utilizá-las?
Achamos 1 vídeo que pode te ajudar a ajustar corretamente a coleira no seu cãozinho do canal: Bitcão e TVsmartpet respectivamente.
Cuidados e Recomendações
1- Utilize-as apenas na hora dos treinamentos. Não deixe-a pendurada no seu cachorro.
2- Veja a descrição do produto e compre de acordo com o tamanho do seu cachorro. Além disso, ajuste-a corretamente no seu cão, para evitar problemas.
3- Antes de sair para a rua, recomendado treinar o uso da coleira em casa, até ele se acostumar.
3- Coleira Peitoral
Como o próprio nome sugere, ele é um modelo feita para prender o cão pelo peito. Essa, assim como as coleiras lisas existem de várias marcas e modelos diferentes.
Por exemplo: Tipo malha, H e também a chamada Anti Puxão.
Cuidados e recomendações
1- Alguns modelos são recomendado apenas para cães obedientes, calmos! No caso dos cães mais agitados, elas podem trabalhar a questão da tração no cachorro.
Ou seja, ao invés de educá-lo a não puxar, o efeito acaba sendo o inverso… Um bom exemplo disso é a utilização delas em provas de força ou em cães de trenó.
Para correção de puxões durante os treinamentos, recomenda-se os peitorais anti puxão.
2- Coleira peitoral anti puxão, assim como o prórprio nome sugere, é recomendada para cães que puxam durante os passeios.
Diferentemente de alguns peitorais, a guia vai na parte da frente do cachorro. Isso possibilita causar uma pequena mudança na direção dele, toda vez que ele puxar.
3- Siga as instruções do fabricante e prenda corretamente no cachorro, para evitar que ele escape da coleira ou que cause algum dano nele.
4- Enforcador
Um dos intens polêmicos dessa lista. Rejeitados por uns e recomendado por outros. A verdade é que os enforcadores nas mãos certas, são uma ótima ferramenta para o adestramento.
Claro, isso pode variar de acordo com a qualidade do produto também! Por isso é importante adquirir enforcadores feitos com materiais de qualidade.
– Existem algumas variedades de endorcadores. Por exemplo, algumas são em formato de pequenos elos, correntes ou até em formato de tecidos.
Cuidados e recomendações
1- É recomendado utilizar enforcadores apenas em sessões de treinamento! Ou seja, não utilize-a como coleira, pendurada no seu cão, principalmente sem supervisão.
Ela pode causar problemas sérios nele. Por isso, retire-a após as sessões de treinamento.
2- Compre de acordo com as necessidades, raça, tamanho do seu cachorro. Ela pode fazer toda a diferença nos adestramentos e claro, pela prórpia seguraça do cachorro.
3- Verifique a autenticidade dos materiais, procure produtos de boa qualidade.
4- Procure a orientação de um profissional ou estude sobre o como utilizá-las corretamente.
Para que serve?
Servem como uma ferramenta de correção, com o objetivo de causar uma pequena um sensação de desconforto ao cachorro quando acionadas corretamente.
Assista o vídeo abaixo do canal: Bandog Brasil – Adestramento de cães
4.1- Enforcador: Prong collar
Assim como os enforcadores citados acima, ele é um equipamento de correção/comunicação com o cachorro.
Apesar de sua aparência assustadora, se usadas da maneira correta tende ser um ótimo esquipamento, assim como as outras cidas nesse post.
Entenda que, cada equipamento tem um propósito. Por isso, estude corretamente sobre a finalidade de cada uma delas e veja qual se aplica melhor no seu caso.
Cuidados e Recomendações
1- Não coloque a coleira em cães ansiosos que puxam na rua, achando que a ferramenta fará magicas.
Eles podem se machucar seriamente, principalmente se for a primeira vez deles com essas coleiras.
2- Estude ou prucure orientações de especialistas sobre a maneira correta de utilização. Se utilizados de maneira errada, podem sim provecar acidentes!
3- Faça a introdução dos primeiros treinamentos, dentro de casa. Mostre para o cão, como o aparelho funciona, o que ele pode ou não fazer, o que queremos que ele faça durante os treinamentos.
4- Siga também: Dicas mencionadas acima (4-Enforcadores).
Como utilizar?
Assita o vídeo de orientação do canal: Educação Canina Comportamento & Adestramento
5- Colar eletrônico ou E-collar
Dicas e benefícios
1- As e-collar ou coleira eletrônica é recomendada por uso profissional. Então caso opte por utilizá-las, consulte um, ou faça cursos e estude a respeito de se uso.
2- Ela pode ser muito eficiente na comunicação, dando direcionamento e correção de forma imediata.
Como utilizar?
Vídeos que podem servir de auxílio à respeito das coleiras eletrônicas: 2 vídeos do conal: Educação Canina Comportamento & Adestramento
Qual melhor coleira para cachorro – Guias
1- Guias Normais
Existem variedades no mercado: Compridas, curtas, de cores diferentes , com ou sem mola, de fita, pano efim…
Não há uma regra, a preferência pode variar muito de adestrador para adestrador. Compre uma que se encaixe no seu perfil.
O mais importante é a autenticidade do material, opte por aquele que não irá causar nenhum impacto negativo nos treinamentos.
2- Guia Unificada
Ela nada mais é do que uma guia + enforcador no mesmo produto. Sendo que, numa extremidade um lugar para segurar a guia e na outra, o enforcador que vai no pescoço do cachorro.
São ótimas para sessões de treinamentos dentro ou fora de casa… Claro, assim como os enforcadores, existem alguns cuidados com o seu manuseio.
Por exemplo, deixe-a no seu cão apenas nas sessões de treinamentos, para evitar problemas graves. Estude e veja como educá-lo utilizando essa incrível ferramenta.
Como usar
1- Assim como os enforcadores citados acima, elas devem apertar quando forem tencionadas e afrouxar quando soltarmos a tensão.
2- Verifique corretamente o “lado certo” de sua utilização.
3- Utilize-as apenas nas sessões de treinamenotos.
4- Geralmente vem com um espécie de trava ajustável. Serve como uma espécie de grampo para travar o ajuste conforme o tamanho do pescoço do cachorro.
Deixe espaço de mais ou menos um dedo, entre a trava e a argola de metal que fica no pescoço do cão.
Vídeo para orientação: Educação Canina Comportamento & Adestramento
3- Guia retrátil
Recomendado para cães de porte pequeno e/ou comportados durante os passeios.
Cuidados
1- Antes de comprar, veja as descrições de cada produto. Ela pode variar de acordo com o tamanho, peso ou força do seu cachorro. Compre de acordo com suas necessidades.
2- Veja também a autenticidade do produto. Pois, não queremos que ela quebre durante os passeios, ou quando o cão saia correndo pela rua atrás de alguma coisa e a trava dela falhe.
Conclusão
Obrigado por Ler este artigo até o Final!!!
Para concluir, Nós Gostaríamos de Saber:
– O que achou do nosso Post? Faltou alguma informação?
Deixe nos comentários!
Sua Avaliação é muito Importante para Nós!
Nos vemos no Próximo Artigo…
-Um Forte abraço.