Como cuidar de um Pastor Alemão

Como cuidar de um Pastor Alemão?

Durante os passeios

como cuidar de um Pastor Alemão - Passeios

O Pastor Alemão precisa de exercícios diários que possam estimulá-lo, tanto físico quanto mentalmente. Veja abaixo, separasmos exemplos de exercícios que você pode praticar com ele:

Brincadeiras como buscar ou procurar a bolinha podem “ativar” o intinto de caça nele… Podendo estimulá-lo positivamente.

Ensinar comandos de obediência e alguns básicos podem estimúla-lo mentalmente, tornando- o mais equilibrado e obediente e se realizados da maneira correta, mais feliz.

– A caminhada ou passeio além de ajudar na questão física dele, ela proprociona uma oportunidade de você criar um ligação ou seja, vínculo maior seu cachorro.

Melhorando assim, o relacionamente entre vocês.

- Links Patrocinados -

Cuidados

Apesar da necessidade dos exercícios físicos, não exagere.

Exercícios em excesso podem provocar o aparecimento de algumas doenças nos músculos e/ou ossos deles, às quais os Pastores infelizmente são propensos a ter (Displasia Coxofemoral).

Cuidando da pelagem do Pastor Alemão

Para garantir um aspecto saudável e brilhante dos pelos do Pastor Alemão, é preciso escová-lo para evitar o acúmulo de pelos mortos. Além disso, este processo evita que pelos fiquem embaraçados.

Tenha atenção especial nas extremidades do pescoço, peito e das coxas… Lugares onde pelos costumam ficar mais embaraçados.

Como escovar o pelo?

Utilize escovas de cerdas finas e de preferência, aquelas mais juntas uma das outras. Elas são indicados para cães com pelo médio que trocam-a com frequência.

– Estas cerdas, facilitam a retirada da camada morta de pelos de maneira mais efetiva.

Então, retomando a pergutaComo escovar o pelo?

Escove, dando preferência aos locais citados acima assim como o manto, que vai desde o pescoço até o final da calda, sempre seguindo a direção do pelo.

Após a primeira escovada, remova o pelo que acumulou na pente e repita este processo até retirar toda, ou boa parte dos pelos mortos.

- Links Patrocinados -
Com que frequência?

Quanto à frequência, não uma há regra exata. Porém, o que precisamos ter em mente é que: Se quisermos evitar sujeiras pela casa toda , devido à quedas excessivas de pelos.

Precisamos escová-los com uma certa frequência. Então, já repondedo a pergunta, o recomendado seria escová-los por pelo menos, duas vezes por semana.

- Links Patrocinados -

Cuidados com o pelo

Nunca corte os pelos do seu cão sem saber o que está fazendo. Muitas das camadas destes pelos, servem como um isolante térmico!

Ajudando-o a mantê-lo fresco nos dias mais quentes e aquecido nos dias mais frios do ano! Então, na dúvida, leve-o à um especialista de sua confiança para realizar o corte.

Como dar banho no Pastor Alemão?

Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado dar banho no cão com tanta frequência. Dê apenas se ele estiver realmente sujo.

Dar banho com muita frequência, pode retirar óleos essenciais do pelo do seu cão. Podendo até danificar o couro.

Então, com que frequência devemos banhá-los?

Uma vez por mês já deve ser o suficiente. Claro, podendo variar de acordo com as necessidades do cachorro.

- Links Patrocinados -

Alguns cuidados durante o banhho

  • Evite a região da cara, principalmente as orelhas.
  • Se der, priorize a àgua morna. Porém, sabemos como o clima pode variar de região para região. Então, varie a temperatura, de acordo com as necessidades climáticas.
  • Use apenas shampoo para cães, no caso, procure um específico para o pelo do Pastor Alemão, ou aquele que o veterinário te indicar.
  • Não deixe o pelo secar sozinho… A umidade pode causar aparecimento de mofos e de alguns fungos.

A alimentação do Pastor Alemão

Assim como a higiene e os exercícios físicos são importantes, a sua alimentação também é. Uma boa alimentação, além ajudar a mente-lo saudável, ajuda na questão da pelagem também!

Por isso, opte por comidas de qualidade! Com nutrientes balanceados, baseando no tamanho, peso e a idade do seu cachorro.

Cuidados

Lembre-se que comidas em excesso pode ser extremamente prejudiciais ao seu cãozinho, podendo acarretar em várias doenças. Portanto, tome cuidado com a quantidade oferecida à eles.

Ofereça somente o necessário. Independentemente se ele “pedir mais”.

Cuidando das unhas e dentes

Os problemas de tártaro podem atingir praticamente todos os cães. Por isso é fundamental se preocupar com a saúde bucal do seu cão!

Como forma de prevenção, a escovação dos dentes devem ser feitas de maneira regular.

As unhas deles também precisam de certos cuidados. Sempre que puder, corte-as para evitar que o seu cão se machuque acidentalmente.

Claro, em caso de dúvidas, referente ao corte das unhas. Consulte um especialista!

Outros cuidados

  • Os ouvidos também precisam de um certo cuidado.

    – Verifique-o pelo menos uma vez por semana.

    Notando vermelhidão e/ou mal odor na região dos ouvidos, procure um médico veterinário imediatamente. Esses, podem ser indícios de infecção.

  • Claro, se puder leve-o periodicamente em um veterinário, para verificar se a saúde do seu cão está em dia.

A educação do Pastor Alemão

O adestramento pode ajudar a melhorar na questão da convivência entre o seu cão e a sua família…
Por isso, é extremamente importante e essencial educá-lo para torná-lo mais amigável e obediente.

Claro, a educação também pode englobar a questão de proteção, da socialização enfim… Pode variar de acordo com as necessidades de seus donos.

O adestramento

O adestramento, vai muito além de comandos básicos como o “senta” ou “deita“. Você pode ensinar por exemplo:

– O que ele pode ou não fazer dentro da sua casa… Exemplo: Não subir no sofá, local das necessidades, qual cômodo ele pode entrar, entre outras questões.

– A não pular nas pessoas, não latir para as visitas, campainhas ou no portão, por exemplo.

Enfim, as possibilidades são infinitas!

“O adestramento tende a proporcionar uma melhora na comunicação entre você e seu cachorro, criando um linguágem mútua.

Receios

Algumas pessoas têm receio em adestrar seus cães por medo na mudança na personalidade deles. Porém isso não acontece, eles continuarão sendo os mesmos! Porém mais educados e obedientes.

Claro, mudanças no comportamento de cães agitados e extremament ansiosos por exemplo, podem mudar significamente. Tornando-os mais calmos e comportados.

Por isso, vai de cada pessoa educar o cachorro ou não. Tudo depende de suas necessidades!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *