Cachorro pode comer Melancia? 03 Dicas Importantes!
Hoje vamos falar sobre: Cachorro pode comer melancia?
Como você já deve saber, algumas frutas podem fazer muito mal à saúde dos nossos pets… Talvez seja por isso que você está aqui, não é verdade?
Algumas delas podem causar desde pequenas dores estomacais à problemas mais graves como a convulsão! Por isso, separamos pontos importantes para respondermos essa questão…
Confira:
Nosso conteúdo não deve substituir em hipótese alguma, a orientação de um médico veterinário. Lembre-se que a maior parte das recomendações citadas aqui neste post, são feitas para os CÃES SAUDÁVEIS!
CACHORRO PODE COMER MELANCIA?
Sim, dede que saudável, cachorro pode comer melancia. Além de serem consideradas uma das frutas mais seguras, ela é rica em nutrientes benéficos para a saúde dos pets.
Para oferecê-las com segurança, é importante retirar a casca, as sementes, e claro, oferecê-las sempre com moderação!
Os principais benefícios das melancia para o cachorro
Para começar, vamos falar sobre os benefícios da melancia para o cachorro? Então, como dissemos acima, um dos pontos positivos é que, a melancia é composta por (praticamente) água!
Por esse motivo, ela pode ser considerada um ótimo petisco natural que, não só nutrem, como também hidratam os nossos cães.
Claro, não podemos nos esquecer que as melancias são ótimas fontes de vitaminas e minerais para eles também!
Confira abaixo algumas deles:
Vitaminas
Vitamina A: Beneficia a visão, pele e pelos;
Complexo B (Vitamina B6): Auxilia no metabolismo;
Minerais
Potássio: Importante para o bom funcionamento das células, do metabolismo e dos músculos;
Ferro: Facilita o transporte de oxigênio;
Zinco: Auxilia o transporte da vitamina A no sangue. E ajuda na manutenção dos pelos e da pelagem;
Magnésio: Promovem o Crescimento e Fortalecimento dos Ossos;
Cálcio: Fortalecimento dos ossos;
*Atenção! Em caso de dúvidas, procure a orientação de um médico veterinário, antes de incluir qualquer tipo de alimento na dieta do seu pet.
Em alguns casos, ao invés dos benefícios citados, elas podem se tornar um problema para o seu cão.
VEJA TAMBÉM:
Como oferecer melancia para o cachorro? Cuidados que você precisa saber!
Agora, apesar de mencionar anteriormente que a melancia é considerada uma das frutas das mais seguras, ainda assim, precisamos falar sobre alguns cuidados…
São poucos, mas essenciais para oferecê-las com mais segurança!
Confira abaixo:
Os principais cuidados que você precisa saber, antes de oferecer Banana ao seu cachorro.
01 – Aprenda: Como oferecer banana ao cão, com Segurança.
Bom, não tem muito segredo quando o assunto é sobre o seu “modo de preparo”… Para oferecê-las com segurança, recomenda-se realizar os pequenos passos abaixo:
01. Retire a casca e as sementes, antes de oferecer melancia aos cães;
02. Corte-as em pequenos pedaços;
03. Sirva-as com moderação;
Nesse sentido, é recomendado oferecer apenas a fruta em sua “forma natural”! Então, evite produtos que possam conter outros ingredientes, além da melancia, que possam fazer mal à saúde deles.
Nesse caos, podemos citar como exemplo:
– Açúcar;
– Conservantes;
Ingredientes presentes geralmente em produtos industrializados como sucos e sorvetes.
Perguntas relacionadas:
– Cachorro pode comer melancia com casca?
Sim, porém não é recomendado! Isso porque, apesar de não serem consideradas um alimento tóxico, alguns cães podem aprender dificuldades em diferi-las.
Por isso, assim como no caso da maioria frutas, a casca da melancia também devem ser evitadas. Pois, podem causar problemas digestivos nos cães.
– Cachorro pode comer melancia todos os dias
Isso pode variar de acordo com as necessidades de cada cachorro, ou seja, a “quantidade ideal” pode variar de acordo com as condições de cada cachorro.
Portanto, o segredo para não torná-la em um alimento perigoso é, oferecê-las sempre com moderação!
Especialistas recomendam seguir a regra dos 90/10, onde a melancia deve ter uma representar no máximo, 10% da alimentação diária do seu pet.
02 – Cachorro pode comer melancia? Sim, porém com moderação!
Agora um dos pontos mais importantes, tome cuidado com a quantidade oferecidas à ele! Falando no caso específico das melancias, o consumo excessivo pode acarretar problemas como:
— Diarreia;
— Obesidade;
Por isso, ofereça-as como uma espécie de petiscos naturais, de preferência, sempre de forma moderada!
Lembre-se da seguinte frase: “Tudo em excesso faz mal!”
03 – Melancia para o cachorro… Quando evitar?
Elas devem ser evitadas, em suma maioria, no caso de cães com problemas relacionados à sua saúde. Podemos citar em especial, cães com problemas de diarreias, diabetes ou obesidade!
Esses cães, no geral, necessitam de uma dieta mais balanceada e controlada, visando o seu estado de saúde. Portanto, não ofereça NADA, sem antes consultar um especialista na área.
Fique de olho, em alguns casos…
Agora, é preciso ficar de olho em alguns casos…
Às vezes, o seu cachorro pode não se encaixar no quadro acima, no entanto, podem fazer parte dos cães alérgicos ou intolerantes à melancia.
Por isso, é importante ficar de olho em alguns sintomas/sinais de alergias (podemos citar como exemplo, os vômitos e a diarreia), principalmente se for a primeira vez dele consumindo-as.
Caso note alguma irregularidade no comportamento dele, leve-o à um médico veterinário imediatamente.
Dica para os cães iniciantes:
Agora, uma pequena recomendação para os cães que irão consumir as melancias pela primeira vez.. Recomenda-se adicionar este alimento de forma gradual à dieta dele!
Assim, ficará muito mais fácil captar algum sinal de irregularidade, apresentado pelo corpo dele.
Cachorro pode comer melancia? Conclusão!
Sim, pode dar melancia para o cachorro. São uma das frutas mais seguras para eles, por isso, além do seu sabor que muitos cães adoram, estão repletas de vitaminas e minerais ótimas para a saúde deles.
Claro, devido ao açúcar, elas devem ser oferecidas sempre com moderação, para evitar problemas como a diabete e a obesidade.
Lembre-se que estas recomendações são para os cães saudáveis. Por isso, em caso de dúvidas, não se esqueça de consultar um especialista na área, antes de incluí-las na dieta do seu dog.
Por fim, gostaria saber a sua opinião:
– O que você achou do nosso artigo?
Escreva nos comentários e deixe a sua avaliação. Ela é muito importante para nós! Até a próximo artigo e um forte abraço.