Filhote de cachorro: Como adestrar
Como adestrar um cachorro filhote? Adotar um filhote com certeza é um das coisas mais legais que podemos fazer em nossas vidas. Ganhamos um companheiro/amigo ou mais do que isso, um novo membro da família.
Mas, o que precisamos saber é que, ao adotar um cãozinho, devemos ser responsáveis por eles… E uma das tarefas mais importantes é a Educação ou seja, adestrá-lo.
É importante saber que,eEsse artigo é para quem já adotou um e deseja adestrá-lo ou saber dicas de educá-los de maneira correta.
como adestrar um cachorro filhote
Pontos importantes…
Há vários pontos que você precisa saber sobre como adestrar um cachorro filhote… O primeiro deles é que:
Ele é um filhote hoje, portanto, não será assim para sempre.
Eles amadurecem muito rápido, e todos ensinamentos e aprendizados passam a ser importantíssimos para eles.
Então, se você deseja ter um cão educado e equilibrado no futuro, começe cedo, ensinando-o as regras e limites dentro de sua casa.
“Consertar o estrago” no futuro é muito mais complicado do que já educá-lo da maneira correta.
como adestrar um cachorro filhote? Começando…
Crie rotinas e acabe com os maus hábitos
Cães adoram rotinas, perceba que eles sempre seguem padrões de comportamento para fazer qualquer coisa… Seja para comer, fazer as necessidades ou até se deitar…
Então, se beneficie dessa “mecânica” e crie bons padrões para ele seguir.
Por exemplo, ultize-se de momentos como a hora da comida ou a hora do passeio para ensiná-los a te obedecer.
1. Estabeleça um horário para as refeições.
2. Antes das refeicões: faça-o sentar e esperar a sua “ordem” para comer / antes de passear: Evite deixá-lo agitado, ensine ele sempre ficar relaxado antes de sair de sua casa…
3. Durante o passeio: Ensine ele a não puxar a guia, andar do seu lado. Enfim… Crie hábitos e oriente-o a segui-las.
Necessidades (Resumo)
Nosso blog, temos um artigo completo sobre: como ensinar os cães a fazerem as necessidades no lugar certo.
Aqui traremos um resumo do assunto.
Por naturaza, os cães não fazem suas necessidades porto do local onde comem/dormem. Geralemente se afastam do local para fazê-las.
Então, uma das soluções é, providenciar um local para ele fazer as necessidades. De preferência, longe da área das refeições.
Opte por um local “fixo” com objetos visuais/olfativos que possam facilitar a associação do filhote.
– Observação: Evite deixá-lo necesso local sem supervisão, dependendo do caso, ele poderá rasgar o jornal ou o tapetinho higiênico.
Por isso, leve-o ao local apenas nos “momentos estratégicos”. Ou seja, nos momentos em que estão mais porpensos à fazer suas necessidades.
– Eles ocorrem geralmente após as refeições, sonecas e das brincadeiras. (Claro, pode ocorrer uma variação de cachorro para cachorro).
Por isso, entendê-lo é importante… Você pode usufruir de suas esperiência com ele e levá-lo para a área das necessidades nos momentos certos.
Introdução à caixa de transporte
A caixa de transopote, pode te ajudar muito na hora do adestramento, principalmente no caso dos filhotes.
Ao contrário do que muitos possam imaginar, deixá-lo num espaço reduzido não é sinônimo de desprezo ou judiação…
Muito pelo contrário, se treinado da maneira correta ele poderá servir como um ponto seguro e ajudará a acalmá-lo em várias situações.
Isso ocorre porque cães são animais de toca, então, institivamente sentem-se mais confortáveis ao ficarem em espaços reduzidos.
Porém, é importante que ensinemos a ele dessa possibilidade (relaxar na caixa). Portanto, não saia “tacando” ele sem mais nem menos, achando que ele irá ficar ou entender de primeira!
Precisamos fazer com que ele associe a caixa de transporte como um local de relaxamento.
No que pode ajudar?
Esse treinamento pode te ajudar, por exemplo à noite ou durante o dia. Evitando que o filhote circule pela casa sem a sua supervisão.
– À noite por exemplo, você pode posicionar a caixa ao lado da sua cama, possibilitando que você coloque a mão “para fora”, com o intuito dele sentir o seu cheiro e deixá-lo mais confortável.
– Durante o dia, quando você estiver ocupado, realzando as tarefas do dia e não puder “ficar de olho nele”
Cuidados
Cuidado! caso opter por deixá-lo numa caixa de transportes à noite, não se esqueça de tempos em tempos levá-lo para o local das necessidades.
Não deixe-o o por muito tempo! Caso precise deixá-lo num local seguro, opte por criar um local seguro para o se filhote ou contrate serviços terceirizados.
Espaço só do filhote
Como mencionamos acima, não é recomedado deixar o seu filhote por muito tempo dentro da caixa de transportes.
Por isso, uma das soluções é “criar um espaço só dele”. Um local seguro com todos os materiais que possam suprir as necessidades do seu filhote.
Longe de materiais químicos, cortantes, fios elétriocos e etc…
Socialização dos filhotes
A socialização, seja com outras pessoas e outros animais, podem ajudar na questão do adestramento dele.
Uma das atividades mais recomendadas para esse tipo de finalidade é o passeio. Claro, no caso dos filhotes é importante que ele tenha tomado toadas as vacina necessárias. (Em caso de dúvidas consulte um veterinário).
Ela é importante não só para a questão da sociabilização com as pessoas e outros animais, mas também para a dessensibilização á barulhos extersnos como buzinas e de carros e motos.
O que evitar?
Nos passeios, principalmente se tratando dos filhotes, muitas pessoas (na rua) buscam interagir com ele ou vice e versa.
Você precisa rever se esse realmente é um comportamento ideal para esse momento. Utilize-se o passeio como uma sessão de treinamento.
Portanto, evite que outras pessoas interejam com o seu cão e evite que o seu cão intereja com outras pessoas.
Para evitar possíveis desconfortos com a “invasão de espaço” do seu filhote.
E, se tratando da interação entre dois cães, elas também devem ser evitadas… Eles irão se testar, e dependendo dos casos podem ocorrer agressões, e o seu filhote pode se lesinar sériamente.
Principalmente se ele não estiver “acostumado” a conviver com outros cães e/ou a respeitar o espaço do outro.
Recomendado
Caso queira que o seu cão intereja com os outos, “opte” começar pelos cães cães que você já conheça e de sua confiança.
Claro, sempre com supervisão e tomando os devidos cuidados.
Dicas extras (Passeio)
Evite deixá-lo ansioso para sair de casa. No começo, pode até ser bonitinho ver ele ficando feliz, quando pegamos a guia ou falamos a palavra mágia “passear”.
Mas no futuro ele pode se tornar um cão chato nos passeios, sem respeito, puxando a guia, latindo pra tudo e para todos…
Por isso, desde filhote ensine ele à esparar sentado você colocar a guia nele, não deixando ele passar pelas portas antes de você, ensie ele a não puxar a guia/andar na sua frente…
Tudo isso, já pode te ajudar a ter um cachorro mais equilibrado no futuro nos passeios.
Equipamentos
Utilize equipamentos que possam te ajudar na educação do seu filhote, clicker, coleiras, guias, caixas de transporte entre outros.
Cuidados
Exites equipamentos que são “polêmicos” digamos assim, como é o caso das coleiras eletrônicas, enforcadores e por aí vai…
Uma coisa é certa, esses equipamentos, são ótimos quando utilizados da maneira correta e feita com materiaris bons e de confiança.
Por isso, caso opte por alguns desses intens, procure saber o modo correto de sua utilização e a procedência desses materiais.
Como adestrar um cachorro filhote: Comandos básico
Ensinar comandos básicos pode ajudar na questão de algumas atividades na rotina de sua casa e principalmente do condicionamento.
Principalmente quando se trata dos “limitadores”.
Crianças x Filhote
A intereção com crianças podem fazer parte em algum momento da vida do seu filhote… Para isso, devemos educá-los (ambos), para previnir possíveis acidadentes.
Uma coisa é certa, se tratando de crianças a atenção deve ser redobrada, não só pelo lado do cachorro mas pleo lado da criança também.
Reveja algumas atitudes dele
É necessário “rever” o que é um comportamento “tolerável” de um filhote e o que não é:
Como dissemos acima, elas não serão filhotes para sempre e, por exemplo, atitudes como:
Subir no sofá ou na cama, mordidinhas, pular em você, puxar a coleira, latir em excesso. Podem ser bonitinhos e fofos quando filhotes, porém quando crescem a histótia pode ser outra.
Por isso, é necessário corrigir e orientá-los desde cedo (Se você não desaja ).
Contrate serviços terceirizados
Em alguns casos, seria interessante contratar, adestradores, pet sitter, creches para “supervisionar” seu filhote enquanto você estiver fora de casa.
Claro, contrate preofissionais de confiaça que realizam bons serviços. Pesquise antes, visite o local de preferência, antes de “aceitar” alguma proposta.
Conclusão
Obrigado por Ler este artigo até o Final!!!
Para concluir, Nós Gostaríamos de Saber:
– O que achou do nosso Post? Faltou alguma informação?
Deixe nos comentários!
Sua Avaliação é muito Importante para Nós!
Nos vemos no Próximo Artigo…
-Um Forte abraço.